sábado, 10 de novembro de 2007

«GIGANTES DA FLORESTA»

t.p.: «Gigantes da Floresta»
t.o.: «The Big Trees»
t.f: «La Vallée des Géants»
t.e.: «La Ley de la Fuerza»
t.br.: «Floresta Maldita»

Ficha técnica

Realização : Felix Feist
Ano de estreia : 1952
Guião : John Twist e James R. Webb
Fotografia (cor) : Bert Glennon
Música : Heinz Roemheld
Montagem : Clarence Kolster
Produção : Louis F. Edelman
Distribuição : Warner Bros.
Duração no cinema : 89 minutos

Ficha artística

Kirk Douglas (Jim Fallon), Eve Miller (Alicia Chadwick), Patrice Wymore (Daisy Fisher), Edgar Buchanan (Yukon Burns), John Archer (Frenchy LeCroix), Alan Hale Jr. (Tiny), Roy Roberts (juíz Crenshaw), Charles Meredith (Elder Bixby), Harry Cording (Cleve Gregg), etc...

Sinopse

Jim Fallon é um negociante de madeiras implicado em negócios pouco límpidos. Depois de ter superado, uma vez mais, o conflito que o opõe à sua própria equipa de lenhadores (que lhe reclama o pagamento de salários em atraso), Jim envia o seu novo amigo Yukon Burns à Califórnia, para que ele ali estude as possibilidades de aquisição de um interessante lote de floresta.
Acontece, porém, que os bosques cobiçados pelo pouco escrupuloso Fallon se situam na região de Redwood, onde vive uma comunidade religiosa intransigente, que entende proteger as suas sequóias milenares da gula dos forasteiros.
Assim, quando o negociante chega à Califórnia, acompanhado pelo seu ruidoso grupo de madeireiros, encontra pela frente a bela Alicia Chadwick, que preside o comitê de defesa das gigantescas árvores que Fallon decidira abater.

Na guerra aberta que vai opor o industrial de madeiras aos interesses de uma companhia rival e aos membros da comunidade religiosa, o sangue de inocentes vai ser derramado. O próprio pai de Alicia perece num acidente voluntariamente provocado por Frenchy, um ex-apaniguado de Jim, e o simpático Yukon é cobardemente assassinado.
Perante a violência que ameaça avassalar toda a região e o drama que ensombra o amor nascente entre Jim e Alicia, o negociante de madeiras rende-se ao charme da sua futura mulher e renuncia, definitivamente, ao corte das majestosas árvores de Redwood.

Comentário

«Gigantes da Floresta» é um pequeno western, um tanto periférico, que combina a acção própria do cinema de aventuras com algumas preocupações de carácter ecológico. Diga-se que esta sua última característica confere a esta modesta fita de Felix Feist uma actualidade inesperada. É que, apesar das suas insuficiências, «Gigantes da Floresta» até pode servir de bandeira àqueles que, nos nossos dias, militam corajosamente pela salvaguarda do património florestal deste planeta, tão maltratado pela ganância e pela prepotência de quem manda.

Lembramos que o quadro, a história e o espírito desta fita têm muitas afinidades com as que presidiram à realização de «Valley of the Giants», uma obra dirigida em 1938 por William Keighley e igualmente produzida pela companhia dos irmãos Warner.
Salientamos, em «Gigantes da Floresta», a belíssima prestação interpretativa de Kirk Douglas, que, neste filme -visualmente muito bonito e recheado de cenas espectaculares- sobressai literalmente do trabalho dos actores contratados pela produção.
E nada mais temos a dizer desta banal saga silvícola; desta película de qualidade e interesse medianos, situada, aliás, ao nível do resto da obra fílmica do seu autor, na qual não se vislumbra a sombra de uma realização realmente marcante e digna de especial menção.

(M.M.S.)

Sem comentários: