terça-feira, 27 de novembro de 2007

«SÉTIMO DE CAVALARIA»

t.p.: «Sétimo de Cavalaria»
t.o.: «7 th. Cavalry»
t.f.: ***
t.e.: «El Séptimo de Caballería»
t.br.: «A Sétima Cavalaria»/«O Fantasma do General Custer»

Ficha técnica

Realização : Joseph H. Lewis
Ano de estreia : 1956
Guião : Peter Packer
Fotografia (cor) : Ray Rennahan
Música : Mischa Bakaleinikoff
Montagem : Gene Havlick
Produção : Harry Joe Brown
Distribuição : Columbia Pictures
Duração no cinema : 75 minutos

Ficha artística

Randolph Scott (capitão Tom Benson), Barbara Hale (Martha Kellog), Jay C. Flippen (sargento Bates), Frank Faylen (sargento Kruger), Jeannette Nolan (Charlotte Reynolds), Leo Gordon (Vogel), Denver Pyle (Dixon), Harry Carey Jr. (cabo Morrison), Michael Pate (capitão Benteen), Donald Curtis (tenente Bob Fitch), Frank Wilcox (major Reno), Pat Young (Young Hawk), etc...

Sinopse
O capitão Thomas Benson, do Sétimo Regimento de Cavalaria dos Estados Unidos, regressa a Fort Lincoln -sede dessa prestigiosa unidade- após uma licença que lhe fora regulamentarmente concedida pelo seu comandante. Com ele viaja Martha Kellog, filha de um oficial superior do exército e sua futura esposa.
Benson encontra o forte num lamentável estado de abandono, com os homens da sua guarnição, incluindo os graduados, a curtirem bebedeiras por todos os cantos. Surge, então, a mulher de um oficial que informa o recém-chegado capitão do desastre de Little Big Horn e ousa acusá-lo de cobardia, pelo facto de ele não se encontrar ao serviço aquando da malograda expedição de Custer contra os pele-vermelhas e, assim, ter escapado com vida ao massacre da fina flor do seu próprio regimento.
A situação que se apresenta ao capitão Benson -totalmente desconhecida do oficial- vai agravar--se quando o coronel Kellog (pai de Martha) chega a Fort Lincoln e revela à filha o passado de batoteiro profissional do seu noivo e se manifesta, uma vez mais, contra o projectado casamento dos dois jovens.
Ferido no seu orgulho e disposto a limpar a sua honra, Tom Benson oferece-se para levar a cabo uma perigosa e melindrosa missão : comandar uma coluna militar, que deverá visitar o vale de Little Big Horn, onde ocorreu a malfadada batalha. E, ali, dar uma sepultura cristã à tropa e, se possível, de lá repatriar os corpos dos oficiais mortos em combate. O problema que se põe ao ressentido capitão, é que os Sioux e os Cheyennes -seus aliados- que haviam derrotado George Armstrong Custer e os seus homens, já haviam, entretanto, consagrado o lugar da terrível batalha como interdito e inviolável...
Comentário
«Sétimo de Cavalaria» é um western militar no qual a acção é, curiosamente, secundarizada a favor do estudo psicológico dos seus intervenientes. Nomeadamente do capitão Benson e do seu comandante, o famoso general Custer (invisível no filme), cuja competência e sentido das responsabilidades são aqui claramente postos em causa.
Embora o público deste género de fitas tivesse. aquando da sua estreia, e até depois disso, achado esta obra de Lewis excessivamente verbosa e algo chata, nós temos uma opinião diferente. Achamos que se trata de uma das boas películas do seu realizador e um bom filme sobre a condição militar nas unidades que, em finais de oitocentos, o governo de Washington afectou à luta contra os guerreiros índios da Grande Pradaria.
Do lado da interpretação, refira-se que Randolph Scott fez aqui um excelente trabalho, que não destoa na sua vasta filmografia, quase totalmente consagrada ao cinema western. Bem esteve, igualmente, a bela Barbara Hale, actriz que ganharia fama na televisão a partir de 1957, ano em que ela começou a encarnar a figura de Della Street, a graciosa secretária do advogado Perry Mason. Lembramos que esta popularíssima série foi produzida pela companhia CBS e que, na sua primitiva forma, foi exibida -nos Estados Unidos- durante 150 semanas consecutivas, em episódios de 50 minutos. Daí a celebridade grangeada por miss Hale.
O filme aqui em apreço contou também com o saber profissional de alguns dos melhores actores secundários da Hollywood do tempo. Como, por exemplo, Jay C. Flippen, Leo Gordom, Denver Pyle ou Michael Pate.
(M. M. S.)

Sem comentários: