quarta-feira, 14 de novembro de 2007

«LUTA DE MORTE»

t.p.: «Luta de Morte»
t.o.: «The Oklahoman»
t.f.: «Fureur sur l'Oklahoma»
t.e.: «El Hombre de Oklahoma»
t.br.: «Quando as Pistolas Decidem»

Ficha técnica

Realização : Francis D. Lyon
Ano de estreia : 1957
Guião : Daniel B. Ullman
Fotografia (cor) : Carl Guthrie
Música : Hans Salter
Montagem : George White
Produção : Walter Mirisch
Distribuição : Allied Artists
Duração no cinema : 85 minutos

Ficha artística

Joel McCrea (Dr. John Brighton), Barbara Hale (Ann Barnes), Brad Dexter (Cass Dobie), Gloria Talbot (Maria Smith), Verna Felton (senhora Waynebrook), Douglas Dick (Mel Dobie), Michael Pate (Charlie Smith), Anthony Caruso (Jim Hawk), Esther Dale (senhora Fitzgerald), Adam Williams (Bob Randell), Ray Teal (Jason), Peter Votrian (o pequeno Charlie), John Pickard (o xerife), etc...
Sinopse
Integrado numa caravana que se dirige para a Califórnia, o Dr. Brigthon não consegue salvar a vida de sua mulher, que entrara em trabalhos de parto durante a longa e atribulada viagem. o clínico logra, no entanto, assegurar a sobrevivência do bébé, uma menina. Os viajantes encontram-se, então, no território de Oklahoma e o médico decide abandonar os seus companheiros de jornada, para se fixar na povoação mais próxima do lugar onde perdera a sua esposa.
O Dr. Brigthon e o bébé são acolhidos em casa da senhora Waynebrook, uma viúva já idosa que acaba por se afeiçoar aos recém-chegados. O médico abre um consultório na localidade e granjeia rapidamente a admiração e a estima dos seus novos concidadãos, entre os quais figuram algumas famílias de etnia pele-vermelha.
Mas John Brigthon, um homem moralmente bem formado, acaba por intrometer-se num conflito que estala entre Charlie Smith -um simpático agricultor Cherockee- e o poderoso rancheiro Cass Dobie, que, por razões obscuras e a bem ou a mal, deseja apoderar-se das terras de todos os seus vizinhos.
Depois de várias peripécias, o médico acaba por compreender o motivo dessa avidez e por desmascarar Dobie. As terras cobiçadas são ricas em petróleo e o ganancioso ganadeiro pretende ser o único homem da região a desfrutar desse inesperado tesouro.
A desavença entre o Dr. Brigthon e Cass Dobie vai descambar numa luta de morte, da qual o primeiro sai vencedor num duelo à pistola. Gravemente desgastado por esse combate físico e psicológico, o médico entrega-se aos cuidados da carinhosa Ann Barnes, uma beldade local que está disposta a partilhar com ele o resto da sua vida...
Comentário
Filme simpático devido, sem dúvida, à opção anti-racista tomada pelo guionista Daniel B. Ullman, que aqui nos conta a atribulada e edificante história do Dr. Brigthon (encarnado por Joel McCrea); que, na cidadezinha do Oklahoma onde se estabelecera por mero acaso, vai tomar o partido de uma pacífica e laboriosa família ameríndia, ameaçada de expoliação por um potentado local.
«Luta de Morte» é, pois, mais um produto de série que se vê -meio século depois da sua realização- sem desprazer. Falta, no entanto, a este trabalho de Francis D. Lyon o sopro épico (e algo mais) que consagrou fitas como «A Porta do Diabo» (de Anthony Mann) ou como «A Flecha Quebrada» (de Delmer Daves). Fitas que, meia dúzia de anos atrás, haviam iniciado triunfalmente o ciclo dos westerns pró-índios, humanizando a figura do autóctone americano e dignificando, ao mesmo tempo, este género de cinema.
Refira-se que «Luta de Morte» foi o terceiro dos cinco westerns dirigidos por Francis D. Lyon. A sua melhor obra do género é, muito provavelmente, «Perseguição Infernal» (1956), uma movimentada fita, cuja acção se desenrola durante a Guerra Civil e coloca, frente a frente, os operacionais dos serviços secretos da União e um obstinado agente (sulista) de uma companhia ferroviária.
Para Joel McCrea, o papel aqui desempenhado foi apenas mais um dos muitos que ele protagonizou para o cinema western. Com participação em mais de 30 fitas do género, este sóbrio (mas muito bom) actor tornou-se -a justo título- uma das suas figuras mais carismáticas.
Não conhecemos, por enquanto, nenhuma edição DVD desta película.
(M. M. S.)

Sem comentários: